Avaliação de máquinas, equipamentos e instalações industriais

terça-feira, 15 janeiro 2019
Publicado em Serviços
Sê o primeiro a comentar

Informação Adicional

  • Intro Shortcode:
    Avaliação instalações industriais

O que é a avaliação de máquinas, equipamentos e instalações industriais?

A avaliação de máquinas, equipamentos e instalações industriais é o processo onde, após inspeção visual e técnica, determinamos o valor atualizado dessa máquina, equipamento ou instalação.

O objetivo é encontrar um valor validado e aceite para cumprir uma finalidade que pode ser variada, como por exemplo a determinação do valor patrimonial correto para efeitos contabilísticos, para transações de compra ou venda ou para análise de investimentos.

O processo de avaliação é feito com metodologias próprias de cada técnico, mas certamente serão analisadas questões como a legislação e normas relacionadas com a máquina, equipamento ou instalação em causa, a utilização ou operação que é realizada, as certificações inerentes (se for caso disso), o valor de aquisição, o tempo útil de vida, o estado de conservação, entre outros.

O relatório de avaliação contém, para além do valor real, os considerandos da realização da avaliação e outras informações que lhe podem ser úteis não só se estiver a pensar em vender o bem, mas também se pretender saber o real valor do seu património, como base para projetos de investimento.

 

Quem pode realizar avaliações?

A avaliação deve ser realizada por um técnico certificado pela Associação Nacional de Avaliadores Imobiliários (ANAI), pois a qualidade do seu resultado depende da formação especializada que o técnico tenha.

Por outro lado, a aceitação de uma avaliação depende de quem a realizou, dai o recurso a técnicos certificados.

 

Porque as empresas devem fazer a avaliação das suas máquinas, equipamentos e instalações industriais?

São vários os motivos que levam as empresas a fazer a avaliação deste tipo de bens, dos quais destacamos os seguintes:

  • Para efeitos contabilísticos – manter o valor atualizado das máquinas, equipamentos e instalações nas suas demonstrações contabilísticas dá uma posição real da empresa.
  • Facilitar a manutenção – Sabemos que os planos de manutenção deste tipo de bens varia com o seu estado real e que são despesas realizadas em função do real valor dos mesmos. Saber este valor facilita a realização desses planos.
  • Facilitar a realização de seguros – qualquer seguro será feito em função do valor patrimonial de cada bem. Conhecer o valor patrimonial real ajuda-o a realizar um seguro correto, com todas as vantagens que dai possam advir.
  • Apoiar a decisão de investimento – investir em novas máquinas ou equipamentos depende de muitos fatores. Um deles é certamente o tempo útil de vida das máquinas e equipamentos atuais. Com base nesta informação ser-lhe-á muito mais fácil decidir um investimento.
  • Suportar a obtenção de empréstimos – uma avaliação patrimonial correta e credível é o suporte fundamental de qualquer operação de obtenção de financiamento, quando esteja em causa a entrega de garantias patrimoniais.
  • Facilitar processos de certificação – A maioria dos certificados de qualidade (por exemplo a ISO 9000), exigem a existência de avaliações patrimoniais.
  • Melhorar o planeamento fiscal – conhecer o valor patrimonial de instalações industriais permite conhecer com antecedência quais os encargos fiscais sobre esse património. Com esta informação poderá fazer o seu planeamento para que tenha disponibilidade financeira no momento de pagar os impostos.

 


 

Se necessitar de mais informações sobre AVALIAÇÕES DE MÁQUINAS, EQUIPAMENTOS OU INSTALAÇÕES, contacte-nos através do telefone 912 193 962 ou email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Deixe um comentário

O seu comentário será analisado por um técnico. Caso o mesmo traga valor acrescentado ao conteúdo informativo deste artigo, faremos a sua publicação.


O conhecimento aplicado aos processos, serviços e produtos existentes é produtividade; o conhecimento aplicado ao novo é inovação.PETER DRUCKER / Consultor