Certificação Energética

terça-feira, 15 janeiro 2019
Publicado em Serviços
Sê o primeiro a comentar

Informação Adicional

  • Intro Shortcode:
    Certificação energética

O que é a certificação energética?

A certificação energética de uma propriedade é o processo de elaboração de um certificado energético.

Trata-se de um documento onde se encontra quantificado o desempenho energético de um edifício, apartamento ou moradia numa escala que vai de A+ (alta eficiência) a G (baixa eficiência).

A classificação máxima (A+) será atribuída a um imóvel que consome pouca energia, tem boa iluminação natural, não precisa de sistemas de climatização para arrefecer ou aquecer o seu interior ou ainda tem produção própria de energia com recurso a energias renováveis.

Atualmente todas as novas construções são obrigadas a ter a classificação mínima de (B-).

Que informação tem o certificado energético?

O certificado energético não indica apenas a classificação do imóvel.

Para além desta o proprietário do imóvel tem acesso a outras informações, como por exemplo:

  • Necessidades de energia que a casa tem para aquecimento geral e de águas;
  • Medidas que podem ser tomadas para melhorar o desempenho energético;
  • Descrição detalhada das soluções construtivas usadas.
  • O que tenho de fazer para obter um certificado energético do meu imóvel?

Para obter o certificado energético do seu imóvel basta contactar-nos através do formulário deste website ou através do telefone 912 193 962 (das 09h00 às 20h00 em dias úteis), para que possamos fazer uma visita ao seu imóvel, para levantamento detalhado dos dados do mesmo.

Após recolha da informação necessária, fazemos o tratamento dos dados e promovemos a emissão do certificado oficial, que será entregue com a máxima brevidade.

 

Quanto custa um Certificado energético?

O custo de emissão do certificado deve ser suportado pelo proprietário do imóvel e tem um custo variável, na medida em que o mesmo é calculado em função da área do imóvel (valor por metro quadrado).

Após emitido o certificado tem a validade de 10 anos e é obrigatório para todas as novas construções e para todas as transações comerciais ou arrendamentos de imóveis novos ou usados.

Se tiver a pensar vender a sua casa, trate já do certificado porque o anúncio de venda deve conter o nº de certificado energético.

Apesar de o documento indicar medidas para melhorar o desempenho energético do imóvel, o proprietário não é obrigado a fazê-las.

No entanto, implementar algumas destas medidas vai certamente aumentar o valor de mercado do seu imóvel, o que é sempre boa ideia.

 


 

Se necessitar de mais informações sobre CERTIFICADOS ENERGÉTICOS, contacte-nos através do telefone 912 193 962 ou email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Deixe um comentário

O seu comentário será analisado por um técnico. Caso o mesmo traga valor acrescentado ao conteúdo informativo deste artigo, faremos a sua publicação.


O conhecimento aplicado aos processos, serviços e produtos existentes é produtividade; o conhecimento aplicado ao novo é inovação.PETER DRUCKER / Consultor